Buscando entender a evolução das redes de computadores, veremos uma breve história que vai do período pós-guerra aos dias atuais.

Decadas de 1950 e 1960

Período Pós Segunda Guerra mundial

Após a Segunda Guerra Mundial, a Ciência da Computação se beneficiou muito, já que as equipes de pesquisa que foram reunidas para desvendar as estratégias inimigas durante a guerra, agora dissipavam seu conhecimento e seus trabalhos logo foram sendo absorvidos pelo meio acadêmico. Isso permitiu que inovações nesse segmento surgissem em diferentes lugares do mundo.

Os anos 1960 assistiram ao surgimento dos primeiros terminais interativos, onde os usuários tinham acesso ao imenso computador central através de linhas de comando.

DARPA

Em fevereiro de 1958, surge a DARPA (Defense Advanced Research Projects Agency), criada pelo governo norte-americano em reação à vitória tecnológica da então União Soviética com o lançamento do satélite Sputnik 1 em 1957. Seu objetivo inicial era manter a superioridade tecnológica dos EUA e alertar contra possíveis avanços tecnológicos de adversários potenciais.

Como havia na época uma grande preocupação com a segurança das comunicações em caso de ataque nuclear, a DARPA desenvolveu a ARPANET em 1969 para resolver esse problema.

Decadas de 1970 e 1980

ARPANET

Durante a Guerra Fria, a ARPANET foi utilizada para intermediar as comunicações militares, mas após esse período, deixou de ser importante do ponto de vista militar e foi cedida para o uso principalmente em universidades.

Em 1972, a ARPANET, então com 30 computadores, conectava algumas instalações militares e empresas nos EUA. Ao combinar os protocolos TCP e IP, padrão adotado até hoje para o tráfego da internet, ganhou escalabilidade e podia incluir sistemas de diversas arquiteturas.

Microeletrônica

A miniaturização dos componentes em escala microscópica permitiu o surgimento de uma nova geração de computadores e a necessidade de interligação entre eles para compartilhamento de recursos.

Sistemas Distribuídos

Ainda na década de 1970, houve uma mudança de paradigma e a ideia de um grande computador central foi sendo substituída por máquinas menores, com melhor custo x performance, que podiam ser interligadas, possibilitando assim A Evolução das Redes de Computadoreso surgimento da Internet na década seguinte.

Década de 1990 até os dias atuais

Internet

Uma grande rede composta por diversas outras interligadas através de equipamentos e cabos, por onde trafegam pacotes de dados e são compartilhados recursos computacionais. Seu nome vem da abreviação de internetwork e pode ser entendida como uma “rede de redes”.

DNS(Domain Name System)

O DNS (Domain Name System – sistema de nomes de domínios) foi um serviço criado em 1986 e tornou possível a conversão de números de acesso aos computadores, chamados de IPs, em nomes. O uso do DNS é o que permite que sites possam ser acessados usando “nomedosite.com.br” em vez de apenas o endereço IP do servidor.

A World Wide Web

Em 25 de dezembro de 1990, o físico britânico e cientista da computação Tim Berners-Lee conseguiu realizar a primeira comunicação bem-sucedida entre um cliente HTTP e um servidor através da Internet.

Foi a Web que possibilitou ao longo dos anos 1990 que pessoas fora do ambiente acadêmico tivessem acesso à Internet sem qualquer conhecimento de programação de computadores.

Através de um navegador, era possível se conectar a um servidor do outro lado do mundo e visualizar uma página HTML de forma simples. Isso tornou possível uma ascensão exponencial, já que a partir do momento que um grande número de usuários tinha acesso ao browser, criou-se um ambiente propício ao desenvolvimento de novos serviços, aplicações e um novo mercado, onde hoje grandes empresas como Google, Facebook, dentre outras, buscam constantemente novas oportunidades de negócio e desenvolvem a Web.

Os provedores da Internet

A Internet não pertence a nenhum órgão privado ou governo de nenhuma nação, portanto, entende-se que ela é livre. No entanto, além das invenções que a tornaram possível e em decorrência da demanda dos usuários, foi surgindo uma infraestrutura física construída por organizações públicas e privadas, fazendo com que hoje ela atravesse os oceanos e chegue aos continentes, onde provedores de internet lucram ao distribuir conexões aos clientes que vão desde grandes empresas até as mais humildes residências nos pontos mais remotos.

Conclusão

Nesses mais de 50 anos de evolução tecnológica, tivemos várias invenções que, sozinhas, não representavam grandes avanços, mas que foram sendo combinadas e tornaram possível o estado atual das redes de computadores que conectam todo o globo. Ela permitiu que novas oportunidades de negócio surgissem não só em áreas ligadas à tecnologia, mas também revolucionou a forma como trabalhamos hoje e permitiu o surgimento de diversas novas áreas de atuação profissional.

A Internet pode ser considerada uma das maiores invenções da humanidade, pois torna possível não só a comunicação e compartilhamento de informações, mas também é o motor por trás de muitos avanços em todas as áreas do conhecimento humano.

Referências:

Este artigo foi escrito como trabalho para a disciplina de Introdução a Ciência da Computação do curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Vale do Acaraú – UVA. A versão em LaTex pode ser consultada no Github ou no Overleaf.

A Evolução das Redes de Computadores


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *