Nos últimos meses eu não escrevi nada. Talvez alguns dos motivos sejam justamente o assunto deste post. Deixando a linha mais técnica de lado, hoje vou falar sobre algumas coisas que acontecem e que tira o sono de muita gente. Tenho certeza que vai se identificar com alguma delas.

Como você (caso também seja um desenvolvedor) deve saber, para ser um bom profissional é preciso se reciclar constantemente, se conectar às últimas novidades, melhorar cada vez mais suas Skills, etc… Esta é uma atividade que fazemos principalmente por prazer e não apenas pelos ganhos financeiros, que se assim fosse, tenho certeza que não seriam suficientes para compensar as horas que passamos reclusos, concentrados em frente a tela, seja estudando uma nova API ou debruçado sobre a documentação de um novo Framework. Desenvolvedores estudam bastante e os bons estudam ainda mais.

Não conheço a rotina de estudo de um médico formado para afirmar com certeza, mas sei que alguns estudam bastante. Desenvolvedores nunca se formam, afinal estamos sempre estudando e lidando com um mercado que ainda é novo e que rapidamente fica obsoleto. Tudo muda muito rápido.

Então resolvi listar apenas algumas coisas que interferem no nosso dia-a-dia e prejudicam nossa produtividade.

Procrastinação

Essa palavrinha é o terror pra muita gente. Eu tenho tido muita dor de cabeça por causa disso.

É comum começar a criar alguma coisa e depois de acessar algum outro site como o Youtube, Facebook, etc… você acabar se distraindo com outras coisas e esquecer o que estava fazendo e quando menos espera o dia acabou e você não fez nada do que havia planejado.

E o pior é que muitas vezes acaba virando um “Loop” que se repete várias vezes ao longo dos dias. É muito tempo desperdiçado. Eu sei que isso é até comum para muitas pessoas mas não deixa de causar aquele sentimento de culpa.

Imprevistos

É muito comum estar ali concentrado desenvolvendo aquela funcionalidade complexa, quando de repente sua mãe liga pra ir buscar em tal lugar, chegou a hora de ir buscar a filha no colégio, ou esqueceu de comprar algo para o almoço.

Isso simplesmente quebra seu raciocínio. Depois que realiza a tal atividade e volta, quase sempre demora um tempo pra retomar o que estava fazendo. Isso quando não resolve checar o e-mail ou o Facebook e entra novamente no “Loop da Procrastinação”.

Ambiente de Trabalho

Parece bobagem, mas o ambiente onde você trabalha faz toda a diferença. Até pouco tempo eu não tinha um Ar Condicionado e aqui no Nordeste em certas épocas do ano o clima não tem muita diferença do deserto. Agora vejo a diferença que isso faz, pois tinha tardes que eu simplesmente não tinha ânimo de ficar em frente ao computador com uma sensação termica de 40ºC.

Ter as coisas organizadas, um local tranquilo, sem barulho também faz muita diferença. Ambientes onde pessoas estão conversando ou quem alguém vem puxar assunto são péssimos.

Vida Familiar

Esse é um assunto delicado. Para quem já tem uma família com esposa e filhos talvez seja mais fácil entender esse drama. A verdade é que nossos familiares nem sempre entendem a natureza do que fazemos, muito menos quando precisamos de concentração ou mais tempo para para terminar algo e não podemos sair ou lhes dar a devida atenção.

Isso acontece não só com programadores, mas com muitos outros profissionais que tem o “Privilégio” de trabalhar no conforto do lar, mas se engana quem pensa que com isso vai ter tempo pra tudo. Ainda vão existir tarefas a serem cumpridas e é quase sempre um desafio equilibrar família e trabalho. Nesse caso o uso do bom censo e a negociação tem que entrar em cena.

Outras Atividades

Para quem realiza várias atividades, como faculdade, por exemplo ou tem um outro emprego ou qualquer coisa além da programação, sabe bem do que estou falando, principalmente se concilia tudo isso com esposa e filhos pequenos.

Chega a ser bem complicado conciliar várias atividades com sua atividade principal que é o desenvolvimento de software. Eu acredito que por causa do alto nível de concentração, que é quebrado com o barulho de outros pensamentos, principalmente se forem atividades que não tenham muito haver com desenvolvimento.

Atualmente curso Ciência da Computação e por mais que seja algo relacionado a minha área de trabalho, tem me atrapalhado principalmente por causa do deslocamento para outra cidade para assistir as aulas e por que tenho que me preocupar com assuntos que não estão complemente dentro do que estou trabalhando no dia a dia.

Em resumo…

Estas são apenas algumas das muitas outras coisas que surgem no dia-a-dia e que vão aos poucos tirando o “Life” até chegar o final do dia e você olhar pra trás com tristeza por não ter conseguido realizar seus planos. O dia tem apenas 24hs e podemos utilizar apenas cerca de 16h para todas as atividades desde trabalho, estudo, família, etc… Se não tapar os furos por onde seu tempo escapa, dificilmente terá condições de inovar, se reinventar e crescer.

É fato que não temos como controlar cada folha que cai no caminho a nossa volta, mas também não podemos nos deixar levar como folhas ao sabor do vento. E essa é mensagem que quero transmitir.

Muitas vezes nos deixamos levar pela agenda de outras pessoas e dos acontecimentos e chega a parecer que não temos o controle sobre nossa vida. Nesse ponto é fácil se imaginar como uma marionete controlada pelos eventos cotidianos. Então aquela voz interior precisa te despertar.

“Acorde e assuma o controle agora!”.


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *